Páginas

1.9.10

Storyboard


Quadros de storyboard feito cerca de 6 meses atrás. Trabalho como freelancer, para uma marca de chocolate. Clique no canto da imagem ampliada para passar para os próximos quadros.
.......................................
Frames of a storyboard I've drawn 6 months ago. Freelance work for a chocolate/candies brand. Click in the pop-up image's corner to flip through the frames.

5 comentários:

Carioca do Cefet disse...

Cara, você é muito bom, eu estou com 15 anos e pensando muito sobre animação, gosto muito de informática e estou querendo conhecer melhor essa área gráfica.

Você tem algum post falando da sua vida, quais cursos você fez, com que progamas trabalha, porque entrou para essa área, quais os "REQUISITOS" para se trabalhar com animação, como é o mercado de trabalho no brasil, e tudo mais sobre essa profissão?

Athos Sampaio disse...

Valeu, Carioca do Cefet! E aí, tudo beleza?
Legal que você está se interessando por animação.

Não tem nenhum post aqui falando da minha vida, não.
Mas o único curso que fiz até hoje foi um curso, no final de 2008, de criação de personagens digitais, com o grande Cesar Dacol.
Trabalho em geral com o Maya (animação 3d), Zbrush (modelagem 3d), Photoshop (ilustração etc), After Effects (ou fusion, para composição), e por aí vai.

Os requisitos para se trabalhar com animação... Depende que tipo de animação. Se for de personagem, por exemplo, serão alguns, se for animação gráfica para vinhetas, publicidade etc, serão outros.
É bom você entender antes de começar a aprender que duas coisas bem diferentes são: 1) dominar o software e 2) dominar a linguagem (a que você escolher se dedicar).
Dominar o software é quase que exclusivamente técnico, como aprender a manobrar um submarino, por exemplo (exemplo difícil!). Ou aprender a passar as marchas, usar os pedais etc num carro.
Dominar a linguagem envolve também técnicas e macetes, mas envolve um tipo de conhecimento diferente, de certa forma.
Você vai aprender os meios mais eficazes para expressar uma idéia, ou um sentimento. Esses meios mais eficientes vão depender do resultado que você quer obter. Pode ser uma animação mais realista, mais cômica, mais espontânea etc etc.
E envolve muita criação e amadurecimento. Se for seguir na área já aprenda desde já que o certo é criar coisas originais, e não sair copiando o que os outros fazem (isso infelizmente existe muito por aí). Você deve estudar sim o que já foi feito por outros caras, mas apenas para aprender a técnica deles. As idéias devem partir de você.
O mercado de trabalho no Brasil é mais amplo na área de publicidade. Animação para longas, seriados, games etc, ainda é meio pequeno. Mas aos poucos está crescendo.

Tudo mais sobre a profissão é muita coisa! Vai perguntando por partes. Hehehe.


Abraço.

Athos Sampaio disse...

Ah, sim. Porque entrei para essa área:
Animação (tanto tradicional quanto 3d) e efeitos visuais sempre me fascinaram.
Gosto muito da alquimia de criar seres, criaturas, personagens, lugares, histórias, vidas, "a partir do nada".

Abraço!

VELOSO disse...

Parabens pelo blog e trabalho garoto!

Athos Sampaio disse...

Valeu, Veloso!
Abraço!