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25.10.09

Hermes e Renato - Logos animados








Animações para Hermes e Renato, mtv, freelance para a produtora Piloto.
Esse freela foi muito legal de fazer, principalmente porque curto muito o trabalho deles, o estilo de humor, criativo, tosco e espontâneo, e tudo mais. Já me garantiram crises de riso, e faz anos que acompanho o trabalho deles. Tela class (Garras do Baitola, Memórias de Um Ninja Loki, Um Capeta em Forma de Guri etc etc), O Clube da Luta, Joselito, Tolerância Mil, Escola de atores Silvester Stalone, Faculdade de Churrasco. O que vi ultimamente e achei mais legal foi o programa de auditório "A Hora do Show", com o Bandido da Luz Vermelha, um daqueles quadros com parentes e amigos dando depoimentos pra emocionar o cara: http://www.youtube.com/watch?v=zvKmkR2u5MU.

Trabalhei desde a pré-produção até a pós. O briefing era: desenvolver texturas inusitadas e bizarras envolvendo o logo, em cima dos tipos do logo mesmo. Propus algumas idéias e as que foram aprovadas, desenvolvi em layouts de concepção, dirigido por Rodrigo Pimenta. Os layouts estão acima. Clique nos cantos da imagem para ver os outros layouts. Alguns elementos foram discutidos e pensados e se desenvolveram/mudaram dos layouts para as animações finais.
Quem conhece bem o trabalho de Hermes e Renato vai perceber que muitos dos elementos dos logos fazem referência a quadros deles, não literalmente, mas fazem, como o clip "Evil Papagali", do Massacration, "Faculdade de Churrasco" etc etc.

Na etapa de transpôr a visão dos layouts para as animações em 3d, tive a ajuda de um amigo generalista e animador de personagem também, Fernando Faustino (Ferpulha), com alguns elementos, principalmente animação e rig, mas alguns modelos também. Nas páginas do Vimeo tem os créditos mais detalhados do 3d.
Resumindo, trabalhei com criação, design de concepção, todas etapas do 3d e também pós, compondo os passes e aplicando correção de cor e alguns truques no After.
Logo que conseguir os créditos completos da equipe coloco aqui, ou no Vimeo.

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CG animations for Hermes e Renato, a comedy tv show on MTV, a freelance work for Piloto.
This was a very cool freelance, because I enjoy a lot their approach, creative, rough, spontaneous, and more. I owe them some moments of compulsive laughing and I've been following their show for many years. Unfortunately, I believe there's no translation of their shows to languages other than portuguese, anyways you can check the shows here.

I've worked through all the process, since pre-production until post. The briefing was: to create weird, bizarre textures over their logo. I suggested some ideas, some were chosen and them the task was to develop them into full-fledged CG animations. You'll notice some elements changed/developed since the initial concept layouts (click in the image corners to see the other layouts).People who know well Hermes e Renato's work will notice some elements make reference to some of their episodes.

In the CG/production stage, a friend (also generalist and 3d character animator) joined the team: Fernando Faustino, a.k.a. Ferpulha, helping basically with character animation and rigging, but also modeling of some elements. For complete CG credits go to the Vimeo pages.
In brief, I've worked with creation, conception, all CG stages and also post-prod., compositing the passes and making color corrections, tricks etc.
As soon as I have the complete team credits I'll post it here.


Conception Layouts:


Ilustrações - O Dragão do Ventre de Ouro




Ilustrações finais para o livro O Dragão do Ventre de Ouro, de Eric A. A. Oliveira, publicado pela Solisluna Editora.
A terceira imagem é a ilustração da capa, com o dragão feito de uma nuvem de vagalumes.

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Final illustrations for the book O Dragão do Ventre de Ouro (could be translated as "The Dragon of the Golden Belly" or "Golden Belly Dragon"), by Eric A. A. Oliveira, published by Solisluna Editora (Publishing).
The third image shows the cover illustration, with a dragon made from a cloud of fireflies.

Design Sketches - O Dragão do Ventre de Ouro





As duas primeiras imagens são esboços para cenas ilustrando uma sequência onde o personagem principal do livro escapa de um liopleurodonte (um animal marinho que realmente existiu, acredita-se ter sido o maior predador marinho de todos os tempos), escalando uma corda de uma caravela. A cena com a criatura trespassada pelo mastro não é totalmente fiel ao que acontece no livro, no livro o liopleurodonte não morre etc.

As duas imagens seguintes são os primeiros estudos para o design dos dragões, antes de fazer algumas ilustrações para o livro O Dragão do Ventre de Ouro, escrito por Eric A. A. Oliveira, a ser publicado em breve pela Solisluna Editora.
Bem longe do visual final, mas achei legal postar aqui, para mostrar as tentativas e experimentações com o design dos dragões. O primeiro está mais cômico do que ameaçador. O segundo, apesar de baseado na estrutura de um dinossauro real, ficou parecendo bastante com uma galinha (de certa forma, um descendente direto dos dinossauros, segundo alguns: http://www.ucmp.berkeley.edu/diapsids/avians.html).
Caso interessante de como a opção por uma anatomia mais realista, mais plausível e provável, pode entrar em conflito com as necessidades "simbólicas" de um personagem, especialmente os de um gênero ou espécie já célebre. Todos pra quem mostrei acharam pouco ameaçador demais e parecido com uma galinha.
É impressionante como apesar de ninguém ter visto um dragão e todo mundo crer que sejam seres fictícios, ao mesmo tempo, todo mundo tem bem claro os signos que compõem um dragão (asas de morcego, aspecto de réptil, muitos dentes afiados etc) e procuram estes elementos logo que olham pra um dragão. Não descartaria um dragão que pareça muito com um dinossauro, acho legal fugir do cliché. Mas, infelizmente, desde o início queria que ele parecesse ameaçador, perigoso, "predador".

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The first two pictures are sketches for the scenes illustrating the action sequence when the book's main character is chased by a liopleurodon (a sea creature which really existed, and is believed to be the biggest marine predator of all times). The boy escapes from it climbing a rope hanging from a caravel (a ship like a galleon). The cene with the creature dying, with the mast through his throat, isn´t completely true to the book - I was experimenting with drama elements etc.

These are the first character design studies, before making final illustrations for the book O Dragão Do Ventre de Ouro (something like: "The Dragon of the Golden Belly"), by Eric A. A. Oliveira, to be published soon by Solisluna Publishing.
Very far from the final designs, but I´ve thought it would be interesting to post them here, to show the trials and experimentation with their anatomical features.
The first one looks more funny than threatening. The second one, despite having his skeletal structure very close to a real dinosaur, ended up looking a lot like a chicken (it makes sense, as birds are believed to be direct descendants of dinosaurs: http://www.ucmp.berkeley.edu/diapsids/avians.html).
An interesting case of when a more anatomically believable approach for a creature design can conflict with the "symbolic" needs of a character, specially one of a very known genre/species.
Everyone I've shown this second design said that it lacked that threatening feel of dragons and that it looked too much like a chicken.
It's amazing how, despite nobody having ever seen a dragon and everybody believe they are only fiction characters, everybody have a very clear picture of how a dragon should look like, their signs (bat-like wings, lots of big sharp teeth etc) and how people look instantly for these signs when someone show them a picture of a dragon.
I still think a dragon whith very dinousaur-like features would be a very cool approach, I think it's good to try to avoid clichés. But in this specific case, unfortunately, one of the foundational concepts I was moving toward was that of a menacing, threatening creature.



Já no design 3 o dragão partiu para um visual mais ameaçador, agressivo, e mais exagerado, quase caricato. O design 4 dificilmente seria aprovado em algum filme, animação ou livro, mas não deixa de ser interessante. :-) E pode parecer surreal, mas não é nem um pouco. A natureza está cheia de coisas assim. Como os pterossauros, nos quais eu me baseei - muitos têm um visual mais louco até do que isso.

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Now in design 3 the dragon turned to a much more threatening, agressive direction, and more exagerated, almost caricatured. I guess design 4 would be very hard to get approval in a movie, animation or book, but I believe it's a very interesting look. Weird, but interesting. :-) It may seem surreal, but don´t believe so. Nature is full of bizarre things like this. Like pterosaurs, in which I based it off - many pterosaurs have an appearance even crazier, funkier than this.

ADT - Cartoon animation


Freela de animação tradicional para Ian Sampaio, meu irmão. Animações dirigidas por ele (direção de arte), para uma empresa de dispositivos e serviços de segurança chamada ADT.
Minha parte foi fazer a animação dos personagens em 2d, que serviu como base para "rigs 2d", marionetes feitas no After, versão digital de marionetes feitos de recortes de papel. Daniel Makino, Ian e Carlo Médici Barrela animaram essas marionetes no After. Por isso o visual da animação acima é bem esboçado, simples, e a quantidade de quadros por segundo é uma fração do que está no resultado final. Não precisava de mais do que isso.
Como a compilação que fiz acima é bem "making of", se algo não fizer sentido, aqui fará, nas animações finais (linkei da página de Ian no Vimeo):

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Traditional animation freelance work, a service for my brother, Ian Sampaio, for a pack of 4 animations he directed, for a security devices and services company, ADT.
My job was to animate the characters in 2d, and this base animation was used as a reference for a kind of 2d rigged characters, puppets put together in After Effects.
Daniel Makino, Ian and Carlo Médici Barrela animated these rotoscoped puppets.
This is the reason the look of the animation above is very rough, sketchy, and theamount of drawings per second is only a fraction of what you'll see in the final animations. There was no need for more than this.
As the montage I've put together above is a kind of "behind the scenes", if something make no sense for you, here it'll make, in the final animations (I linked it from Ian's page on Vimeo):





Para créditos da equipe de animação:
http://www.vimeo.com/7241048
Site da ADT:
http://www.adt.com.br/

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For animation team credits, go to:
http://www.vimeo.com/7241048
ADT's site:
http://www.adt.com.br/


19.10.09

Nickhits - CG animation


Freelance como generalista 3d para as produtoras paralelo design e piloto.tv, para a identidade visual do canal Nickhits, novo canal da Nickelodeon.
Fui responsável por coordenar toda a parte do 3d (tudo no vídeo acima) e trabalhar como generalista, incluindo simulação de líquidos e simulação usando ncloth (para o aspecto elástico e deformável da gosma), e também composição e pós do 3d.
Coordenei e fui ajudado por Fernando Magalhães, freelancer generalista, que trabalhou principalmente nos bumpers e endtags, dando uma força também com o ID e o logo base que aparece sacudindo.
As peças são as que aparecem acima, sendo que os endtags foram 4, mas como eram bem parecidos, achei melhor mostrar um só e encurtar o vídeo.
Para ver as animas finais e créditos completos da equipe envolvida:
http://vimeo.com/7087698
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Freelance work as 3d generalist for the houses paralelo design e piloto.tv. A complete design ID for Nickhits , Nickelodeon's new channel.
I was responsible for coordinating all the 3d stuff (it´s all in the video above) and work as generalist, including fluid simulation and ncloth simulation (for the elastic properties of the slime), and also helped with composition and post-production of the 3d parts.
I coordinated and was helped by Fernando Magalhães (Peehalho), generalist freelancer, who worked mainly on the bumpers and endtags, helping also with the ID and the logo we used as a basis for the final shacking logos.
The pieces were the ones shown above, and the endtags were 4, but I´ve put only one in the montage above, to make it shorter.
To see the final animations and complete team credits, go to:
http://vimeo.com/7087698

18.10.09

Antartica Subzero - Set Design




Design de concepção de cenário para a cerveja Antartica Subzero, freela para a produtora Garage Interactive, feito no início de Junho.
O que foi muito legal nesse freela é que o briefing foi bem simples e a liberdade pra criar o design do set foi quase que total, sem referências em trabalhos já feitos, apenas fotos de maquinário de fábrica de cerveja etc. Tipo de freela muito bem-vindo. :-)

Clique nos cantos da imagem para ver imagens salvas durante o processo (making of).

Nos próximos dias vou postar mais alguns trabalhos comerciais feitos de Abril pra cá. Trabalhos de animação 3d, 2d e design de concepção + CG (generalista).

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Concept design work for a new line of beer, Subzero, beer brand: Antartica. A freelance work for Garage Interactive, I´ve done in June.
A very cool thing about this freelance work is that the briefing was very simple and the freedom to create the set design was almost total, without reference from other ad works done before, only photos from beer factory machinery etc. A kind of freelance that is very welcome. :-)

Click in the image sides to see work-in-progress images.

In the next days I'll post here some other comercial works made from April to this day. 2d animation, 3d animation, and concept design plus CG work as generalist.

10.10.09

Evolutions: Acroceronte


Ilustração mais detalhada a partir do esboço anterior.
Animal dócil, cresce e vive a vida inteira nas galerias de cavernas onde o capim cresce no teto, tentando fugir dos parasitas do chão úmido.
A cada dez acrocerontes, nove sofrem de melancolia e 5 de depressão crônica. Alguns estudiosos acreditam que esses sintomas são causados pelos ventos uivantes que sibilam nas galerias combinados à comovente beleza das flores do capim e à solidão da vida nas cavernas.
Outros crêem ser apenas uma infeliz coincidência evolutiva, onde os acrocerontes mais aptos a se alimentar nas cavernas possuíam genes "depressivos".
Curiosamente, os acrocerontes não possuem predadores naturais, a não ser a tristeza dos seus corações. Sim, a tristeza vinha sendo através de milhões de anos a única fraqueza desses fortes e belos animais.
Mas recentemente essa deixou de ser a única ameaça. Infelizmente, os acrocerontes estão ameaçados de extinção no seu planeta, devido à excessiva demanda pelos seus chifres, no sistema solar de Dschubba, na Coroa de Escorpião.
Uma fundação daquele planeta conhecida como A.S. (Akrokerontoras Sotherei) tenta evitar essa tragédia.
Esses são apenas alguns dados, e muitos mistérios existem em torno desses seres.

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A more detailed rendering of the sketch below displaying a bull-like animal.
Acrocerontes grow up and live all their lives in the cave corridors where the grass and grains grow up in the ceiling, trying to escape from the parasites which live in the wet floor.
Among each ten born acrocerontes, nine suffer from melancoly, sadness, and 5 suffer from chronical depressive moods. Some specialists believe this symptoms are a side effect of the moaning winds which blow in the caves, along with the moving beauty of the grass flowers and the loneliness of the life in the caves.
Others believe this is just an unfortunate coincidence of genetic evolution, in a setting where the acrocerontes which were more capable of surviving were beholders of "depressive" genes.
Curiously enough, acrocerontes have no natural predators, only dying by the sadness in their hearts. Yes, sadness has been, during millions of years, the only weakness of this strong and beautiful beasts.
But unfortunately, lately this is not the only treat. Acrocerontes are bearing extinction in its home planet (star system of Dschubba, in the "Crown of Scorpio"), caused by the excessive demand for its horns.
A foundation of that planet, known as A.S. (Akrokerontoras Sotherei), exists to try and avoid this tragedy.
But these are only some of the facts regarding them, and many mysteries exist around these beings.

9.10.09

Sketches